A força do Nordeste transformada em estratégia de conteúdo

O “sentimento Nordeste” nunca esteve tão forte e presente nas discussões sobre estratégias de marcas, start ups e projetos de inovação quantos nos últimos anos.

Puxado por um “movimento” que buscou fortalecer os diferenciais do povo e da região, o sentimento Nordeste se tornou um atributo importante para as marcas que já estão atuando ou planejam se instalar na região entendendo as particularidades de uma população única no país.

E por que essa população – e mercado – podem ser classificados como únicos? Primeiro: pela ampla diversidade de sotaques, costumes, atrativos, perfil de consumo e de força de trabalho que existe em cada um dos 9 estados. Este é o primeiro desafio: saber ler estas características próprias que unem e diferenciam ao mesmo tempo.

 

Neste contexto surgiu um problema de comunicação com boas doses de desafio: onde estão as pautas positivas sobre o Nordeste? Precisamos de um canal que faça o nordestino se orgulhar – ainda mais – da região onde nasceu. E o melhor: baseado em dados!

O melhor do Nordeste

O posicionamento do Portal NE9 é de mostrar o que há de melhor na região nas áreas de desenvolvimento, economia, tecnologia, turismo e cultura. Áreas que, apesar de alcançar resultados positivo, foram colocadas em segundo plano por referências com sérias pitadas de preconceito que caracterizavam o Nordeste como uma região que depende de programas sociais, onde a pobreza impera ou que até mesmo um povo que não sabe votar.

O desafio não era tão simples, mas unir uma boa estratégia de conteúdo, com um sentimento forte que gera conexão, técnicas de SEO e uma política clara de evoluir junto com as diretrizes do Google trouxeram resultados muito positivos para a formação do público, engajamento com as pautas do site e para criar uma identidade de que é possível engajar com conteúdos positivos e que reforçam a força da região.

A estrada é longa, mas a paisagem é bonita

O processo de construção desse posicionamento e da estratégia de conteúdo do Portal NE9 envolveu uma ampla reformulação na estrutura, layout e navegabilidade. Tudo foi conduzido com o foco nas boas práticas do Google.
Em seguida, veio a mudança geral na produção de conteúdo: valorizando o conteúdo próprio, autoral e com pautas mais direcionadas aos temas que a Imprensa tradicional não costuma investir.

Essa trajetória já rendeu ao NE9 relevância e autoridade nos mecanismos de busca, além de conquistar um recall de oferecer ao público um conteúdo que traz engajamento com sentimento de que o Nordeste é único.

Se a sua marca ou produto atua nesta região tão rica, diferente e pulsante, este é um bom incentivo para avaliar como está a sua proximidade com os consumidores nordestinos.

E se você ainda precisa de mais um incentivo, vem ai o Dia do Nordestino, celebrado em 8 de outubro.

Sobre

Somos movidos por gerar conexões entre marcas e seus públicos.

Todos os direitos reservados | Desenvolvido por FelipeMatos7

Vamos Conversar?
Conheça nossas soluções personalizadas